Pão de Queijo Congelado

Vancouver – Canadá

Por que tirar o sapato quando entrar em casa?

Deixe um comentário

Tirar sapato antes de entrar em casa

Photo by jessleecuizon on Flickr

Tirar o sapato quando entrar em casa é algo que fazemos desde que mudamos para o nosso primeiro apartamento. Sei que pode parecer bastante estranho para o pessoal do Brasil, mas é algo tão simples e acostumamos super rápido. Quer coisa melhor do que andar de meia no inverno? Quando chegamos em Vancouver, ficamos numa homestay e não sabíamos dessa regrinha básica. No Brasil não é assim, andavámos com o sapato tranquilamente e eles nunca nos pediram ou avisaram sobre isso. Depois de algumas semanas conhecemos alguns brasileiros e eles explicaram sobre essa cultura de não entrar em casa com os sapatos. Achei bem interessante e não me incomodei nem um pouco, pelo contrário, adorei! Mas por que fazemos isso?

Sujeira

Não levar sujeira da rua para dentro do nossa casa. Em um país onde ter uma ajudante/faxineira não é algo comum e barato, manter a casa um pouco mais limpa é fundamental.

Carpete

Algumas casas e apartamentos tem carpetes no chão, e somente a cozinha e banheiro são de piso. E carpete acumula muita poeira, além de ficar imundo se você pisar com o sapato. No nosso caso, somente o nosso quarto e “escritório” tem carpete.

Barulho

Morando em apartamento, sei o quanto é agradável não ter que ouvir “toc, toc, toc” da vizinha do andar de cima andando de sapato de salto ou qualquer outro sapato. Acho esse motivo tão bom! Mas já tivemos uma experiência com uma vizinha andando de salto, principalmente de madrugada. O barulho é insuportável! Reclamamos algumas vezes para o síndico e não tivemos mais problemas.

Por favor, tire o seu sapato, e não pegue um melhor na hora que for embora.

Por favor, tire o seu sapato, e não pegue um melhor na hora que for embora.

Ninguém vai roubar seu sapato que você tanto ama!

Na maioria das lojas de vestidos de festa e noivas, é preciso tirar o sapato da entrada da loja (sim, o sapato fica perto da porta… se alguém quisesse era só entrar e escolher qual sapato queria levar). Eu já fui em algumas e sempre ficava um pouco na dúvida, e é claro, ficava dando uma olhadinha de longe de vez em quando. Mas até agora, nunca vi ninguém roubando e nem pegando o sapato de outra pessoa. A não ser no seriado Sex and the City.

 

Familiares e amigos que virão nos visitar, não se preocupem, caso vocês não gostem muito da idéia de andar de meia pela casa, oferecemos um chinelo limpinho para vocês! Foi assim com a minha mamãe 🙂

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s