Pão de Queijo Congelado

Vancouver – Canadá

Carteira de motorista canadense: parte I

6 Comentários

Olá pessoal,

Hoje escrevo para dar uma ótima notícia: passei na prova teórica – requisito obrigatório para conseguir a carteira de motorista canadense. Na verdade, é um pouco mais do que um requisito, mas no final do post falarei mais sobre isto.

Vou descrever o processo para, principalmente, ajudar aqueles que pretendem fazer a mesma prova. Mas, porém, contudo, entretanto, ressalto, não se trata “do que é” ou “do que não é” (até porque estas questões são extremamente complicadas), mas sim de um relato da minha experiência.

Bem, vamos lá… O processo em si é bem simples e nada burocrático. Acho que a primeira coisa a se fazer é passar em uma das agências da ICBC e pegar o manual de regras de trânsito. Quanto custa? NADA! É gratuito (bom demais, né?!).

Após estudar o livrinho, uma boa dica é fazer o simulado disponível online no site da ICBC. Pessoalmente, fiz o simulado umas 10 vezes ou 12 vezes. Chega um momento em que você começa a acertar, consecutivamente, 100% das questões. Quando atingir este estágio, acredito ser uma boa hora para fazer o teste.

Quais são os passos e documentação necessária? Bem, leve dois “documentos” (ex.: PR Card, Care Card,… até cartão de crédito eles aceitam) + carteira de motorista brasileira (caso possua) + tradução da carteira/carteira internacional (? – continue lendo pois falarei mais sobre este item) +15 doláres a uma das agências que realizam o teste teórico. Não são todas elas logo, verifique este detalhe antes de se dirigir ao local. Não precisa agendar, nem nada do tipo. Se estiver passando pelo local e der a louca de fazer naquele momento, mande ver! 🙂 O horário de funcionamento é de 8:30a.m. as 4:30p.m (lembrando que você deve chegar ao local, pelo menos, uma hora antes do fechamento, ou seja, no máximo às 3:30p.m.). Eu cheguei às 8:20a.m. e haviam apenas duas pessoas na minha frente. Aconteceu um fato engraçado que gostaria de compartilhar com vocês. Deu 8:32a.m. e ainda não tinham aberto. Daí, um guardinha apareceu com um panfleto escrito: “devido a uma emergência, poderemos atrasar o início de nossas atividades”. A mulher que estava no começo da fila não esperou 5s.; tirou o telefone do bolso e ligou na ICBC. Disse que, aparentemente, não havia emergência alguma, pois todas as pessoas que estavam lá dentro pareciam muito calmas. Não deu outra… 8:35p.m. a porta foi aberta :p

Peguei uma senha e fui atendido em uns 3 min. (no máximo). Expliquei porque estava lá, peguei meu PR CARD e minha carteira internacional (fiz quando estava no Brasil) e quando fui entregar, a atendente me disse: “não preciso da carteira internacional, somente da original”. E eu disse: “mas, você não precisa ver nem a tradução?”. “Não, preciso apenas desta aqui” (já com a minha carteira – em português em mãos). Não estou dizendo que este é o padrão, nem que vai ser assim com todo mundo, apenas que foi assim comigo. Vale lembrar que liguei na ICBC antes do teste e me disseram que a carteira internacional seria suficiente, não haveria necessidade de uma tradução “juramentada” emitida no Canadá. Fiz isto pois algumas pessoas me disseram que esta tradução era obrigatória em quase todos os postos da ICBC (parece que só em North Vancouver que não). Anyway, não precisei nem da minha carteira internacional, nem da tradução :p

Em seguida, a atendente me encaminhou para um guichê com uma máquina estilo auto-atendimento. Ela ainda me disse que eu teria todo o tempo do mundo (bem, na verdade, “só” até as 4:30p.m. kkk) e que deveria ler as instruções na tela inicial antes de começar o teste. É bem parecido com o simulado: para cada questão, 4 alternativas. Uma vez que você escolhe a resposta e pressiona o botão de confirmação, o sistema informa se você acertou ou errou. Isto foi muito bom para mim pois, no começo acertei várias questões em seguida. Obtive 93% de aproveitamento positivo (em 20 min. de prova) e poderia ter ido ligeiramente melhor uma vez que errei uma questão por não saber o significado da principal palavra envolvida na resposta :). Ou seja, estou muito contente.

Bem, o melhor de tudo é o seguinte: quem passa nesta prova já pode dirigir DESDE QUE esteja acompanhado por uma pessoa com habilitação sem nenhum tipo de restrição. Isto é ótimo pois poderei treinar a vontade sem ter que recorrer a uma auto-escola. Por isto disse no começo que o teste é mais do que um requisito, na verdade, é uma carteira de motorista nível “learner” 🙂

É isto aí… na semana que vem, provavelmente vou tentar o teste de rua. Grande abraço a todos!

Anúncios

6 pensamentos sobre “Carteira de motorista canadense: parte I

  1. Oi Camila
    hahha Eu fiz hoje o teste, passei e ia fazer um post, mas depois de ver o seu… desisiti. Está ultra completo… posso mencioná-lo no meu bloG???
    Abracos

    Curtir

  2. Até que enfim vai aprender a dirigir neh? hauhuahau só não pode dirigir igual aqui no brasil, igual um doido huahuahua

    Abração bruno, bom d+ saber que está já podendo dirigir.
    Felicidades!!!

    Curtir

  3. É isso Barata!
    Muito legal saber das “Breaking Changes” de estar ae no Canadá, principalmente saber que tá tudo dando certo.
    PS: Não corra demais no teste prátco (^_^).

    Curtir

  4. Vai tentar nada, feio. Vai PASSAR! 😉

    Abração!

    Curtir

  5. Mas Vancouver tá demais!
    Aqui em Toronto o guia pra estudar foi $15, tivemos q fazer a validação da carteira no consulado brasileiro $25, a prova custou $85 (vai somando, vai somando!!!) e ainda a tradução mais $40.
    TOTAL Toronto: CAD 165
    TOTAL Vancouver: CAD 15
    Estamos no mesmo país??
    (ah acrescenta mais CAD10 q tomei pau e tive q fazer de novo a parte das leis, kkkkkkk)

    Ainda aposto que aí não teve terremoto….

    Abs,
    Marcia

    ps: Camila aproveita a época de cerejas e faz um bolo com a receita q tá no meu blog

    Curtir

  6. Esse meu cunhado é foda! Muito massa Bruno, com certeza vc vai passar na prova se rua. Parabéns. Abraços a vc e a Mila.
    Saudades.
    Cláudia

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s