Pão de Queijo Congelado

Vancouver – Canadá

Hello, Canada (meu primeiro emprego em Vancouver)

21 Comentários

Olá Pessoal,

Depois de mais de três meses e meio, finalmente, consegui meu primeiro emprego no Canadá. Mesmo lendo em “trocentos” blogs que não é fácil achar emprego rapidamente, confesso que nunca imaginei que fosse tão difícil. Eu pensava assim: “eu estou vendo inúmeras vagas nos sites das empresas; tenho os requisitos solicitados; não vai ser tão difícil na minha área”. Engano meu, é complicado para praticamente todos. É óbvio que existem exceções e que, dependendo do momento ou do atributo sorte de seu personagem (RPG… isso mesmo :)), às vezes alguém consegue emprego  (na área de atuação no Brasil) no comecinho.

Vou contar um pouco do que percebi do mercado, pelo menos na minha área (pode ser que seja diferente em outras; pode ser que seja apenas impressão minha e não o que acontece com a maioria das pessoas). Primeiro: é MUITO complicado conseguir entrevistas sem uma indicação. Acho que tenho um bom currículo e todos os meus amigos e colegas do Brasil me diziam que ia ser super tranquilo pra mim. Mesmo assim, após o envio de currículos e cover letters para mais de 30 empresas, consegui apenas duas entrevistas.

Na primeira, apesar de, aparentemente, ter passado, eu seria subcontratado e a empresa que contratou a pessoa que estava me subcontratando adiou o projeto. Na segunda, fui mais esperto. No começo, apenas enviava meu currículo e cover letter. Depois, comecei a participar de eventos gratuitos na minha área (tem, no mínimo 3 por mês, e todos tem pizza e refrigerante…hehe). O próximo passo foi participar de um grupo de desenvolvedores de software de Vancouver (VanDev: Vancouver’s Software Developers Network). Sem sucesso, tentei o meu antepenúltimo método que foi o que funcionou. Eu fazia assim: procurava a vaga de emprego; depois encontrava alguém no Linked In que trabalhava na empresa; mandava uma mensagem para ele; enviava meu currículo e solicitava que ele o repassasse para seu hiring manager. Pra mim funcionou 🙂 (enquanto ainda não tinha confirmação positiva da efetividade deste método, tentei ainda dois outros: empresas de recrutamento e trabalho voluntário – na verdade, neste último, a senhora da organização ficou de me ligar e até hoje, nada).

Segunda constatação: parece que a tal “experiência canadense” conta MUITO! Ninguém quer ser o primeiro a dar emprego para um(a) camaradinha de um outro país, com outro idioma, sem referências locais de últimos empregadores,… Sinceramente, acho que este último ponto é o que mais pega. Acho que eles querem mesmo alguém (daqui) para poderem ligar e confirmar se você é trabalhador, compromissado, etc. etc.

Bom, basicamente, o mais importante que percebi foi isto mesmo… segredo para o sucesso (se fosse tão simples… hehe)= indicação + experiência canadense. Por isso, se você está chegando agora, pense com carinho na opção do trabalho voluntário pois, pode conseguir as duas coisas de uma vez só.

Contando um pouquinho sobre meu emprego… Vou trabalhar com algo que fazia no Brasil: desenvolvimento para web com tecnologias Microsoft. O escritório é ótimo, minha estação de trabalho maravilhosa e, com o tempo, tenho certeza, que vou participar de projetos super interessantes. Meus dois primeiros dias de trabalho foram tranquilos. Hoje, quando estava voltando para casa, mesmo de baixo de chuva, com um pouco de frio, um pouco cansado – afinal de contas foram quase 5 meses de férias (antes de vir, tirei férias no Brasil) – senti uma enorme sensação de felicidade. É algo indescritível. Graças a Deus, consegui minha primeira chance!

Aproveito o post para agradecer a todos que torceram, rezaram, me incentivaram e que, direta ou indiretamente, me ajudaram de alguma forma. Valeu MESMO, gente!!!

AH!!! Um agradecimento SUPER especial para minha esposa – Mila – que sempre esteve ao meu lado me apoiando nos momentos de desespero e tristeza; que muitas vezes teve que conviver com um Bruno diferente, mau humorado, quase desiludido,… MUITO obrigado, meu amor! AMO VOCÊ INFINITO 😉

Grande abraço a todos!

21 pensamentos sobre “Hello, Canada (meu primeiro emprego em Vancouver)

  1. Parabens!
    Depois do desespero q tb passei, acho que nao foi tao dificil assim!
    Seu cv e otimo e vc so enviou p/ 30 empresas. Se eu for contar o quanto eu mandei ainda no Brasil passou de 400 facil! Rs
    O melhor e que gracas a Deus estamos empregados!
    Vamos comemorar c/ uma pizza!
    Fiquem c/ Deus!

    Curtir

  2. Booooa Brunão! Que bom que vai trabalhar com tecnologia MS. Será que agora vai ter mais tempo pra jogar?! hahaha

    Parabéns e boa sorte!

    Curtir

  3. Nem tenho muito que comentar, pois sabe que eu e vários estavamos e ainda estamos torcendo para vocês.

    Fico feliz d+ de ter dado certo, o quanto estava torcendo … agora tenho certeza que tendo esta primeira oportunidade/trabalho o restante vai ser tranquilo, pois é dedicado e conhece muito o que faz.

    Manda uma pizza ai desses eventos, eu compartilho com o barata hauahuhau

    Abração Bruno e parabéns, estamos todos aqui torcendo por você.

    Felicidade e fique com deus!

    Branquinho

    Curtir

  4. aê Barata!!! Parabens kra!!! Pô que foda em? Estrangeiro é foda não adianta, sempre tem preconceito… heheh… mas que bom que deu certo e não vai ter que encarar PHP e muito menos JAVA!!!! Ahahhaah… Depois dessa tenho até q atualizar minha conta da live…. heheeh comprar mais cartoes…. hehehe… kra q bom q deu certo!!! Daí pra MS é um pulo!!! Heheheh

    Curtir

  5. Aêêêê, Bruno

    Que legal, cara! E logo com tecnologia Microsoft, hein?! Foi legal ler este post logo de manhã. Animou meu dia. Fiquei bastante feliz por você.

    Abraço,

    Rafinha

    Curtir

  6. uruuuuu eita povinho dificil viu hahaha
    mas belesma vc conseguiu o primeiro passo e dai pra frente sera tudo mais facil e sem mau humor hahaha parabens pra vcs dois pela coragem de buscarem os seus sonhos assim tao longe hahaha

    Curtir

  7. Parabéns , realmente é muito difícil ficar desempregado, vendo os dias e as nossas reservas acabando. Meu marido é da sua área, e é o maior obstáculo p/ gente, Nos vermos muito tempo sem emprego e a família ali esperando com ansiedade por nossas realizações.
    Muita força.

    Curtir

  8. Fala a verdade você só queria beber refri e comer pizza de graça kkkkk. Parabéns Bruno, só falta a comemoração agora, to esperando kakakakaka.

    Curtir

  9. Parabens Bruno! Parabens Mila! Fiquei super feliz por vcs e com vcs. Pra mim, foi mais uma resposta de oraçao. Logo, logo sera a vez da Mila.
    Que Deus continue abençoando os projetos de vcs.
    Nao estou ai pra comemoraçao, mas de coraçao, celebro com vcs.

    Abraçao, Neuzinha

    Curtir

  10. Olá!
    Primeiramente queria parabenizar vc por essa grande vitória e desejar que o melhor sempre aconteça na vida de vcs.Com certeza é muito bom quando os ventos começam a soprar a nosso favor.Bom….meu nome é Marcos,tbm sou de Patos de Minas e acompanho sempre o blog de vcs pois me identifico muito com sua história, já que desejo tbm ir para o Canadá estudar, mas primeiro me especializar mais aki no Brasil(já vi que ai eu vou ter que suar muuuuito, aff).Faço facu da administração e gostaria de saber como é o mercado, as escolas, a ajuda do governo(ou alguém por favor) a intercambistas, enfim, todos os detalhes para que desde já eu programe essa viagem pra essa terra que tanto quero conhecer e estudar.
    Felicidades a vcs!!!Marcos.

    Curtir

  11. AÊêêêÊêêÊ!!!! Parabeeeeeeens Bruno! Feliz demais por vcs! Esse é só o primeiro emprego, cada dia que passar você vai crescer mais e obterá novas conquistas, crescimento a vocês sempre!!
    Agradeça muito a Mila mesmo, aturar marido “chato” e “mau humorado” não deve ser fácil.. hehehe
    Felicidades a vocês sempre. Conte com a madrinha aqui sempre! Torço muito por vocês.
    E logo logo a dindinha tá aí hein! rs

    Abraço pro c e bjo pra Mila (ou vice-versa) hehe

    Curtir

  12. Bom Primeiramente Parabéns a vc Bruno e a Mila que com certeza como foi citado teve um papel fundamental na realização deste sonho. Confesso que me emocionei ao ler este post, é incrível como esse meu Cunhado lidá com as coisas e quando ele quer uma coisa é assim, ele vai até o fim! Viu que vc conseguiu? Vc Brilhou. Que Deus continue iluminando a vida de vcs. Abraços
    Saudades,
    Cláudia

    Curtir

  13. Sustentáculo básico importante, providenciado. Ficamos felizes que esteja encaixado, finalmente. Também estávamos apreensivos, embora confiantes. Continuamos torcendo para que as coisas continuem fluindo. Abraços.

    Curtir

  14. Fala Maliiinhaaaaa!

    Como fico feliz em saber que conseguiu vencer a primeira barreira! Nem preciso fala que sou seu fã neh!

    Faça muito DOJO com o pessoal, tente se interagir com o pessoal aí, sentirá que eles têm uma certa desconfiança das coisas que vocë fizer, então faça muitos testes, supreenda-os pela qualidade.

    Você e Camila merecem um futuro brilhante! Continuarei torcendo para que vocês continuem juntos constuindo uma grande carreira. Assim que tiver alguma conferência bacana aí no Canadá farei uma visita a vocês!

    Curtir

  15. Parabens!
    Tudo de bom nessa nova jornada que se inicia.
    Vc´s merecem …

    Grande abraço
    Fiquem com Deus.

    Curtir

  16. Hey Bruno! Muito legal seu blog e parabens pela conquista, q seja soh a primeira de muitas pra vc e sua familia. Estou pensando em trocar USA pelo Canada, qual a area q tem mais emprego em Vancouver,alguma dica? Bye

    Curtir

  17. Bruno! Parabéns!!! Esse post foi estimulante, instrutivo e emocionante. Vancouver, com certeza, terá muito a oferecer para vocês que agora podem mostrar todo a potência profissional que tenho certeza que são. Cuidem bem dessa cidade por mim. Estou aqui nas terras tropicais fazendo parte da torcida brasileira! Um abraço pra Camila também!

    Curtir

  18. Ah, só pra ficar claro! Eu sou a Didi que morava na mesma homestay antes de vocês chegarem! 🙂

    Curtir

    • Oi Didi… wow, quanto tempo! Esperamos que esteja tudo otimo com você! Pode deixar, vamos cuidar direitinho 🙂 Quando aparecer novamente por aqui, não esqueça de nos avisar para combinarmos algo. Muito obrigado pelo comentário e pela torcida; ficamos muito felizes! Grande abraço! Bruno e Mila

      Curtir

  19. tenho muita vontade de morar no canadá,mas não seicomoé omercado te trabalho para tecnólogo em radiologia gostaria que alguem me desse alguma informação.
    obrigada,

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s